quarta-feira, 27 de maio de 2009

"O Caráter bíblico do homem e da mulher."












UM HOMEM DE INTEGRIDADE_ (Jó 3.4-40)


Encontra-se na presença de Deus (Jó 31.4).
É exemplo de integridade (Jó 31.5-6).
Compromete-se com a pureza pessoal (Jó 31.7-12).
Reflete justiça em todos os seus atos (Jó 31.13-15).
Dá aos outros com generosidade (Jó 31.16-20).
Demonstra compaixão para com todos (Jó 31.21-22).
Organiza com retidão as prioridades de sua vida (Jó 31.23-25).
Vive pela fé em Deus (Jó 31.26-28).
Perdoa os outros (Jó 31.29-30).
Abre as portas de sua casa para os necessitados (Jó 31.31-32).
Caminha no Senhor (Jó 31.33-37).
Procura fazer o que é certo (Jó 31.38-40).

UMA MULHER DE FORÇA_ (Pv 31.10-31)

Administra bem a sua casa (Pv 31.10-12).
Faz trabalhos manuais com disposição (Pv 31.13).
Serve sua casa (Pv 31.14-15).
Investe com sabedoria (Pv 31.16).
Fortalece-se cuidando corretamente de seu corpo e espírito (Pv 31.17).
Usa seus dons de modo constante e criativo (Pv 31.18-19).
Dá os pobres com generosidade (Pv 31.20).
Protege seus filhos (Pv 31.21).
Veste-se de modo atraente (Pv 31.22).
É uma boa representante de seu marido (Pv 31.23).
Usa seu tempo e suas energias de modo eficiente (Pv 31.24).
Demonstra um espírito de otimismo (Pv 31.25).
Fala com sabedoria e bondade (Pv 31.26).
É um exemplo de fidelidade e excelência (Pv 31.27-29).
Recebe louvor por seu trabalho (Pv 31.30-31).


Estas passagens bíblicas apresentam exemplo desafiadores, fazendo um paralelo de como deve ser o caráter e o estilo de vida de homens e mulheres justos.

"CASAMENTO_O plano de Deus para o casamento"

O plano de Deus para o casamento é apresentado em Gn 2.24, repetido nos Evangelhos (Mt 19.5) e nas Epístolas (Ef 5.31). O casamento é perfeito quando estabelece o compromisso de um homem com uma mulher por toda a vida.
Deus nunca pretendeu que o homem ficasse sozinho (Gn 2.18). O osso do qual a mulher foi criada foi retirado do próprio homem (Gn 2.23). A mulher foi retirada do homem e depois apresentada a ele a fim de complementá-lo. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem (Gn 1.26), com necessidades físicas e emocionais que apenas outro ser humano pode preencher (Gn 2.18).
Não havia pais presentes no Éden, mas Deus prosseguiu com seu plano de unidade no casamento. Os dois devem “deixar” os pais e “unir-se”, a fim de se tornarem um (Gn 2.24). Deve estar dispostos a abandonar tudo o que pertence a antigos compromissos, estilos de vida com objetivos individuais e unir-se um ao outro. Essa “união” refere-se a um laço forte e duradouro que os mantém ligados por um compromisso incondicional de amor e de aceitação, resultando numa unidade, uma combinação muito mais forte do que a força que cada um possuía separadamente antes (Ec 4.9-12).
Nenhuma outra relação humana, nem mesmo a de pais e filhos, é superada pelo laço entre marido e mulher. O casamento é um compromisso de aliança, um voto feito a Deus e ao companheiro, não apenas de amor, mas também de fidelidade, que deve durar a vida toda num relacionamento de exclusividade (Mt 19.6).
O casamento é um milagre de três faces. É um milagre biológico, em que duas pessoas realmente se tornam uma só carne; é um milagre social, por meio do qual duas famílias são enxertadas uma na outra; é um milagre espiritual, no qual a relação do casal é uma figura da união de Cristo e sua noiva, a Igreja (Ef 5.23-27). De maneira clara, Deus planejou que transparência e abertura fosse parte do relacionamento no casamento, vulnerabilidade sem inibição (Gn 2.25).

"MURMURAÇÃO"


Deserto de Parã_ Por causa da lamentação e reclamação do povo, antes de entrar na terra de Canaã, Deus fez com que os israelistas vaguessem por 40 anos no deserto.
"Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto" (Êxodo 16:2).
RESPOSTA AO ESTRESSE
"Disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo?" (Números 11:11).
Aconteceu de novo. Quando os israelitas encontravam perigo, escassez e inconveniência murmuravam amargamente e desejavam estar de volta no Egito. Mas, como sempre, Deus os acudia em suas necessidades. Circunstâncias difíceis sempre levam ao estresse e murmurar é uma resposta natural. Na verdade, os israelitas não queriam voltar para o Egito, queriam uma vida um pouco mais fácil. Na pressão do momento não podiam se concentrar na causa de seu estresse (nesse caso, falta de confiança em Deus); podiam somente pensar na maneira mais fácil de escapar. Quando se sentir pressionado, resista à tentação de uma saída rápida. Em vez disso, concentre-se no poder e na sabedoria de Deus para ajudá-lo a lidar com a causa de seu estresse.
MURMURAÇÃO PARA DEUS
Os israelitas e Moisés murmuraram. Mas Deus respondeu positivamente a Moisés e negativamente ao resto do povo. Por quê? O povo murmurava entre si e nada foi realizado. Moisés levou sua queixa a Deus que poderia solucionar qualquer problema. Sabemos muito bem murmurar entre nós. Devemos aprender a levar nossos problemas para Aquele que pode fazer alguma coisa por eles.
DESEJOS NÃO REALIZADOS
A insatisfação vem quando nossa atenção muda do que temos para o que não temos. O povo de Israel não parecia notar o que Deus estava fazendo por eles - libertando-os, transformando-os numa nação, dando-lhes uma nova terra - porque estavam muito preocupados com o que Deus não estava fazendo por eles. Não podiam pensar em nada a não ser na deliciosa comida egípcia que deixaram para trás. Por alguma razão esqueceram que o brutal chicote da escravidão egípcia era o preço de comer aquela comida. Antes de julgarmos os israelitas duramente, é bom pensarmos no que ocupa nossa atenção na maior parte do tempo. Somos gratos pelo que Deus nos tem dado ou estamos sempre pensando no que gostaríamos de ter? Não deveríamos deixar que nossos desejos não realizados nos façam esquecer os presentes de Deus, tais como a vida, o alimento, a saúde, o trabalho e os amigos.
FALTA DE CONFIANÇA EM DEUS
Cada manhã os israelitas abriam as portas de suas tendas e testemunhavam milagres. Cobrindo o chão havia um maná branco e fofo - comida dos céus. Mas logo aquilo não era suficiente. Sentindo que era seu direito ter mais, eles esqueceram o que já tinham. Não pediram a Deus para suprir suas necessidades; ao contrário, pediram carne e pararam de confiar que Deus cuidava deles. Queixavam-se a Moisés por causa de carne quando se lembravam da boa comida que tinham no Egito. Deus lhes deu o que pediram, mas pagaram caro por isso quando uma praga atacou os campos (Números 11: 18-20, 31-34). Quando pedimos alguma coisa a Deus, Ele pode atender nosso desejo. Mas quando nos aproximamos dele numa atitude pecaminosa, conseguir o que desejamos pode custar caro.
RESULTADOS DA MURMURAÇÃO
"Fazei tudo sem murmurações nem contendas"(Filipenses 2:14).
RESULTADOS DANOSOS Por que as murmurações e lamúrias são tão prejudiciais?
Se tudo que as pessoas sabem de uma igreja é que seus membros constantemente contestam, murmuram e bisbilhota a vida alheia, elas têm uma falsa impressão de Cristo e do Evangelho. Crer em Jesus Cristo deve unir os que confiam Nele. Se numa igreja as pessoas estão sempre murmurando e contestando, falta o poder unificador de Jesus Cristo. Pare de discutir com outros cristãos ou murmurar sobre pessoas e condições dentro da igreja e deixe o mundo ver Cristo.
Nossa vida deveria se caracterizar por pureza moral, paciência e paz, de tal forma que possamos brilhar intensamente num mundo escuro e perverso. Uma vida transformada é uma testemunha efetiva do poder da Palavra de Deus. Você está brilhando intensamente ou ofuscado pelas murmurações e contestações? Brilhe para Deus.

" APARÊNCIA"

COMO PODEMOS EVITAR JULGAR SOMENTE PELA APARÊNCIA?


”Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. (1 Samuel 16:7)


LEMBRE-SE QUE DEUS OLHA ALÉM DA APARÊNCIA.

Saul era alto e bonito; sua aparência impressionava. Samuel estava procurando por alguém com a aparência de Saul para se tornar o próximo rei de Israel, mas Deus o avisou para não julgar somente pela aparência. Quando as pessoas julgam pela aparência exterior, as pessoas que não tem essas qualidades físicas que a sociedade admira podem passar despercebidas. No entanto, a aparência não revela o que as pessoas são na realidade ou mesmo o seu verdadeiro valor.
Felizmente, Deus julga pela fé e pelo caráter, não pela aparência. E porque somente Deus pode ver o nosso interior, só ele pode nos julgar com precisão. A maioria das pessoas passa horas toda semana mantendo a sua aparência exterior; elas deveriam fazer ainda mais para desenvolver o seu caráter interior. Apesar de muitas pessoas verem o seu rosto, somente você e Deus sabem a aparência real do seu coração.Qual é a parte mais bonita em você?

”Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”.
(Mateus 9: 12)